Deli ● Udaipur ● Jodhpur ● Bikaner ● Jaipur ● Agra ● Varanasi ● Deli
1° dia | 10 SET. (dom) – Chegada em Deli
Após a alfândega e as formalidades de imigração, encontre com um representante da SITA no terminal de chegada para pegar um transfer para o hotel. O quarto estará disponível a partir das 14h.
Deli, a capital e a terceira maior cidade da Índia, oferece uma imagem rica da cultura, arquitetura e sociedade indiana. Sua história, monumentos, museus, galerias de arte, jardins e shows fazem dela um destino privilegiado e cosmopolita.
Pernoite no hotel.
2° dia | 11 SET. (seg) – Deli
Café da manhã no hotel. Em Old Delhi, desfrute de uma experiência única de andar de riquixá no movimentado mercado Chandni Chowk. Esse passeio irá transportá-la a uma viagem no tempo, voltando há 400 anos em uma apaixonante história, repleta de lendas e nuances, das quais muitos capítulos foram escritos em vielas curvílenas de Chandni Chowk.
Visitaremos monumentos como Jama Masjid (maior mesquita indiana). Depois, visitaremos o templo Sikh (Gurudwara Bangla Sahib), onde “shabad kirtan” (hinos devocionais) são entoados do nascer ao por do sol. O Guru Granth Sahib é o texto sagrado do sikhismo. No séc. XVI, esses cânticos começaram como uma expressão musical da poesia mística concebida pelo fundador do sikhismo, Guru Nanak. Visitaremos também a cozinha do templo, onde os voluntários trabalham e alimentam milhares de devotos diariamente. À tarde, veremos Nova Delhi e alguns dos famosos monumentos da cidade. Começaremos com uma parada para fotos no “India Gate”. Mais tarde, passaremos em frente a Sansad Bhawan (Parlamento) e a imponente Rashtrapati Bhawan (a Casa do Presidente). A próxima visita é o Humayun, um mausoléu construído pela viúva do segundo imperador mogol. O último monumento visitado será o Qutab Minar, a torre de pedra mais alta da Índia, de 1199 d.C.
Pernoite no hotel.
3° dia | 12 SET. (ter) – Deli > Udaipur
Café da manhã no hotel. De manhã, traslado ao aeroporto para pegar seu voo para Udaipur. Voando de Deli para a idílica Udaipur (a Veneza do Oriente), vamos para uma cidade que é uma lufada de ar fresco no seco deserto. Com palácios de mármore e lagos aninhados na faixa verde de Aravali, essa cidade é o tom mais brilhante, no Rajastão. Aqui, além de palácios e fortes, há lagos artificiais, montanhas áridas e outras tomadas por florestas, onde a vida selvagem reina. Nos lagos ou pelas margens cintilam palácios dignos de contos de fadas.
À tarde, vamos fazer um passeio privado, para o grupo, pelo Lago Pichola. O Lago Pichola é um dos lagos artificiais mais bonitos do Rajastão! Está localizado no coração de Udaipur sendo também o mais antigo. Sua construção é de 1362, por Pichhu Banjara, durante o apogeu do governo de Maharana Lakha. Retorno ao hotel.
Pernoite no hotel.
4° dia | 13 SET. (qua) – Udaipur
Café da manhã no hotel. Pela manhã, passeio pela cidade de Udaipur. Sua visita começará andando pelo Palácio da Cidade, apreciando a vista para o Lago Pichola. O Palácio da Cidade foi construído em 1725. Granito e mármore, varandas em filigrana, janelas ornamentadas em vidro coloridos, caracterizam a construção. As paredes do palácio real se estendem por diversos metros. Dentro do palácio, há um labirinto de pátios, salões e alcovas decoradas. Visitaremos museus internos e o tribunal público, além das câmaras privadas das damas reais do palácio. Vamos também ver o Templo de Jagdish (1651) em estilo indo-aryan. Continuaremos para Sahelion-ki-Bari – um jardim – exemplo da arte hindu, com piscinas ornamentais rodeado por fontes. Na parte da tarde vamos assistir ao espetáculo de dança Dharohar, em Bagore ki Haveli, que é um lindo palácio do séc. XVIII. Dharohar Bagore ki Haveli possui mais de 100 quartos com varandas, terraços, pátios e corredores ricamente ornamentados. Entre muitos artigos preciosos e inigualáveis, Bagore Ki Haveli contém os trajes do reais, pinturas em murais, itens exclusivos de Rajputs como caixas de joias, jogos de dados, leques de mão, vasos de cobre entre outros. Retorno ao hotel.
Pernoite no hotel.
5° dia | 14 SET. (qui) – Udaipur > Ranakpur > Jodhpur
Café da manhã no hotel. De manhã, saída para Jodhpur (255km/6h). Faremos uma parada nos Templos de Ranakpur. Cercados por florestas e muitos macacos, Ranakpur é um dos 5 principais centros de peregrinação da comunidade jainista. O conjunto inclui 1.144 pilares, cada um com um talhamento e design único, além de trazer tetos esculpidos e arcos decorados com frisos representando cenas da vida dos “santos” jainistas. Os guias não podem falar dentro do templo, mas, há áudio guias já incluídos no ingresso (idioma espanhol e inglês estão disponíveis).
A cidade antiga de Jodhpur é cercada por um muro de 10 km de comprimento, construído aproximadamente um século após a fundação da cidade. Do forte, você pode ver claramente onde a cidade antiga termina e a nova começa. A cidade velha é uma selva fascinante de ruas sinuosas para incríveis passeios. Oito portões saem dessa cidade amuralhada.
Na chegada em Jodhpur, check-in no hotel.
Pernoite no hotel.
6° dia | 15 SET. (sex) – Jodhpur
Café da manhã no hotel. Veremos o museu do Palácio Umaid Bhawan, construído pelo marajá Umaid Singh, da dinastia Rathore. O Palácio é o lar da antiga família real de Jodhpur e também uma das maiores residências particulares do mundo. O palácio é dividido em 3 compartimentos: a residência real marajá, um museu e um hotel histórico. O Forte Mehrangarh, construído no séc. XV, é considerado um dos fortes mais formidáveis e magníficos do Rajastão. O forte e seus palácios foram construídos ao longo de um período de 500 anos. Como resultado, estilos variados de construção de muitos períodos diferentes estão representados, incluindo os do séc. XX. Vamos ver o Jaswant Thada, construído em memória do marajá Jaswant Singh, no séc. XIX. Esse cenotáfio é um mausoléu real e um exemplo clássico do estilo de arquitetura Rajputana. Seu design e arquitetura impecáveis simbolizam o excelente artesanato dessa
época. Na continuação, passeio de tuk-tuk ao redor da área da torre na parte antiga da cidade.
Pernoite no hotel.
7° dia | 16 SET. (sáb) – Jodhpur > Bikaner
Café da manhã hotel. De manhã, ida de Jaipur a Bikaner (350km/4,5h, aprox.), visitando o Templo Deshnok que é também conhecido como o Templo Karni Mata (séc. X). É considerado um santuário místico da reencarnação da Deusa Durga. Na chegada em Bikaner, check-in no hotel. Na parte da tarde, passeio de tuk-tuk para explorar as ruas de Bikaner, vendo os templos vermelhos e amarelos, além de esculturas e outros monumento da era rajaput.
Pernoite no hotel.
8° dia | 17 SET. (dom) – Bikaner > Jaipur
Café da manhã no hotel. Depois do café, veremos o Forte Junagarh, em Bikaner. Construído no séc. XVI pelo Raja Rai Singh, o Forte Junagarh é famoso pela linda arquitetura. Esse forte reflete a confluência entre a arte Rajaput, Mogol e Gujarati. Após
a visita do acervo, vamos até Jaipur (333km/6h, aprox.). Nessa rota, pararemos em Fatehpur para explorar os havelis (arquitetura e arte tradicional do Rajastão).
Na sequência vamos até Jaipur. O passado está no retrovisor em Jaipur. Cercada por colinas escarpadas, cada uma coroada por uma formidável fortaleza, além de belos palácios, mansões e jardins espalhados por seus arredores, o “cartão-postal” da cidade é um dos mais belos da Índia. Os palácios e as fortalezas de outrora, que testemunharam procissões e esplendores reais são monumentos vivo do estilo de vida do povo e nobreza da “cidade cor-de-rosa”. Há uma qualidade atemporal nos bazares de Jaipur e em seu povo. Com seu passado histórico, Jaipur revive as lendas dos antigos Rajputs.
Na chegada em Jaipur, check-in no hotel.
9° dia | 18 SET. (seg) – Jaipur
Café da manhã no hotel. Hoje, vamos pelos arredores de Jaipur até a antiga capital para ver o fabuloso Forte Amber. O Maharaja Mansingh, foi o general mais bem-sucedido do imperador mogol Akbar e iniciou a construção do Forte Amber no séc. XVII. Recomendamos o forte do jipe é possível subir de elefante mas não recomendamos qualquer atividade que explore animais.
À tarde, visitaremos o Palácio da Cidade – um impressionante complexo de palácios, jardins e pátios, arte decorativa e portas lindamente esculpidas e adornadas. Caminharemos até o adjacente Jantar Mantar ou Observatório Astronômico feito pelo
marajá de Jaipur, construído em 1726 – é uma das 5 maravilhas astronômicas construídas por Sawai Jai Singh e faz previsões, incrivelmente precisas, até hoje. Durante o passeio, parada para fotos no Palácio dos Ventos, ou Hawa Mahal: uma fachada elaborada de treliças, em arenito rosa, na qual as damas da corte costumavam observar os acontecimentos diários e procissões sem serem vistas.
Experiência posterior Pink Auto rickshaw – The Pink City Rickshaw Co. (lançada em 2016). A iniciativa abriu oportunidades de emprego inovadoras para mulheres de baixa renda em Jaipur, treinando-as para dirigir e customizar riquixás em rotas especialmente projetadas. Além de ser um catalisador para o empoderamento social e econômico das mulheres, a iniciativa também procurou abordar sérias preocupações ambientais com os rickshaws, elétricos, livres de poluição e ecologicamente corretos, obtendo, portanto, um triplo impacto positivo.
Na parta da tarde, visitaremos o Templo Birla. O enorme templo foi construído durante o ano de 1988, pelo Birla Group of Industries, um magnata indiano. O templo é dedicado ao Senhor Vishnu (Narayan), o preservador e sua consorte Lakshmi, a Deusa da riqueza. Delicadas esculturas de símbolos hindus e citações antigas do Geeta e dos Upanishads ornamentam as paredes deste fascinante templo, além de figuras de outras religiões como Jesus Cristo. Uma verdadeira obra de arte, este templo representa verdadeiramente a beleza arquitetônica, de forma moderna.
Pernoite no hotel.
10° dia | 19 SET. (ter) – Jaipur
Bem cedo uma sessão de yoga com um especialista (local exato será informado
posteriormente).
Após café da manhã vamos até Bagru, um vilarejo para conhecer a técnica e pintura em blocos. Retorno ao hotel após um breve workshop.
Pela tarde, vamos jantar com uma família e participar de um “cooking demostration”.
Volta e pernoite no hotel.
11° dia | 20 SET. (qua) – Jaipur > Agra
Logo pela manhã, após o café, viajaremos até Agra (237km/5h, aprox.). No caminho, parada em Abhaneri, um lugar lindo construído pelo Rei Chand Raja, um nobre que também queria ajudar as pessoas construindo esse imenso poço escalonado.
Continuaremos até Agra. Agra é associada ao apogeu do Império Mogol. O Taj Mahal é o monumento mais proeminente que se tornou um símbolo do amor universal, além de ser o cartão-postal da Índia. O elegante Forte Agra foi Baluarte da família real por séculos, além de Fatehpur Sikri que foi capital do império. Na chegada em Agra, check-in no hotel. Mais tarde, vamos visitar o Mehtabh Bagh, para ver o sol se pôr no Taj Mahal. Mehtab Bagh ou o Moonlight Garden está situado na margem oposta do Taj Mahal. Oferece vistas deslumbrantes do pôr do sol do Taj Mahal refletido no rio Yamuna. O Mehtab Bagh é um layout de 4 jardins, típico das construções mogóis, com belas plantas, flores, piscinas e fontes. Volta ao hotel.
Pernoite no hotel.
12° dia | 21 SET. (qui) – Agra
Café da manhã no hotel. De manhã, visitaremos o Taj Mahal (fechado às sextas-feiras). O Taj Mahal tem uma beleza tão impressionante que beira ao inacreditável. Foram 22 anos e vinte mil homens para construí-lo. Todo em mármore branco foi extraído de terras longínquas: mais de 320km de distância e transportado para o local por uma frota de 1.000 elefantes. Construído pelo imperador Mughal Shah Jahan como uma expressão de seu amor por sua esposa Mumtaz Mahal, em meados do séc. XVII, o Taj Mahal é realmente uma das
maravilhas do mundo.
Então, visite o Forte Agra, um exemplo proeminente da arquitetura Mughal. O Forte foi a sede e a fortaleza do Império Mughal por diversas gerações. Está as margens do rio Yamuna. Shah Jehan adicionou os bairros impressionantes e a mesquita, enquanto Aurangzeb, os muros externos.
Resto do dia livre para atividades independentes.
Pernoite no hotel
13° dia | 22 SET. (sex) – Agra > Deli > Varanasi
Café da manhã no hotel. Mais tarde, vamos de carro para Deli (aprox., 205Km/4,5h, aprox.) Na chegada, transfer para o aeroporto de Deli para tomar um voo até Varanasi (6E 2095, Indigo Airlines 15h10- 16h30). Nota: voo pode ser alterado.
Varanasi é uma das cidades mais sagradas do hinduísmo, sendo o centro de peregrinação mais importante da Índia. Varanasi ou Benares, como já foi conhecida, é uma cidade única que vibra forças cósmicas além da racionalidade.
Pernoite no hotel.
14° dia | 23 SET. (sab) – Varanasi
Logo no início da manhã, vamos para os ghats, antes do nascer do sol, para navegar pelo Rio Ganges, onde observaremos rituais de purificação desde o barco, além de ter uma visão panorâmica dos palácios e templos próximos aos ghats. Caminharemos pela cidade antiga em frente a mesquita Aurangzeb. Veremos o Corredor Kashi Vishwanath.
Volta para o hotel para tomar café da manhã.
Na parte da tarde, passeio a Sarnath, um dos mais importantes centros budistas do mundo, importante lugar de peregrinação. Depois de atingir a iluminação em Bodhgaya, o Buda fez seu primeiro sermão nesse local. Foi no séc. V, que ele também lançou a roda da lei, o Centro Dharmachakra. Esse lugar era morada dos Rishis que também era conhecido como “Rishipatana” (o lugar dos Rishis ou sábios).
Ao entardecer, vamo fazer um passeio em riquixá seguindo de passeio de barco no rio Ganges para ver a Cerimônia de Aarti que acontece nos Ghats do sagrado rio. Você verá alguns templos hindus localizados ao longo das margens do rio. O Ganga Aarti é uma celebração, um ritual espetacular de incensos, luzes e mantras que toca a alma, pois transborda espiritualidade além de qualquer religião.
Depois, retorno ao hotel para pernoite. Nota: a disponibilidade dos passeios vai depender do nível da água.
15° dia | 24 SET. (dom) – Varanasi > Deli
Pela manhã, sessão de yoga bem cedo (lugar exato será confirmado). Volta ao hotel para tomar o café da manhã, após a prática.
Mais tarde, o representante da SITA encontrará os clientes no lobby do hotel e fará o transfer para o aeroporto para tomar o voo para Deli (AI 405, Air India, 12h45-14h30).
Nota: horário e detalhes do aéreo podem mudar sem aviso prévio. Na chegada em Deli, transfer para hotel na região da Aerocity para última noite na Índia. Resto do dia livre.
Pernoite no hotel.
16° dia | 25 SET. (seg) – Saída de Deli
Café da manhã no hotel.
Em horário determinado, transfer para o aeroporto de Deli e fim dos serviços da SITA.
SERVIÇOS DE CORTESIA:
• Serviço de wi-fi grátis no veículo (sujeito a cobertura de sinal).
IMPORTANTE:
• Horário de check-in às 14h e check-out ao meio-dia.
NOTAS:
• O Taj Mahal fecha todas as sextas-feiras;
• A SITA pode alterar o roteiro de acordo com necessidades operacionais alheias a nossa vontade;
• Alterações de valores podem ocorrer até o pagamento (devido à flutuações monetários ou outros impostos que possam surgir), tal como preço de combustível.
TEMPERATURA:
Em setembro é o final das monções, se espera ainda tempo quente e úmido.
ROUPA:
Recomendamos roupas leves. Como se trata de um tour de mulheres, recomendamos evitar roupas curtas e decotadas, principalmente ao entrar em templos. Nos templos, é interessante evitar entrar usando roupas pretas ou brancas, pois são sinais de tristeza para a cultura indiana.
GORJETAS:
Sim, é algo cultural e de bom tom. Recomendamos USD 1 para maleteiros; USD 5 por pessoa e dia para motorista; USD 10 por pessoa e dia para o guia.
VACINAS:
Viajantes brasileiros e latinos devem viajar com o certificado de vacina da febre amarela. Recomenda-se viajar com seguro viagem.
VISTO ONLINE:
Entre no site: https://indianvisaonline.gov.in/evisa/tvoa.html e adquira o seu visto. Recomenda-se fazer o pedido com pelo menos 10 dias antes do embarque.