Amazônia, maior floresta tropical do mundo e maior biodiversidade do planeta, um verde e vasto mundo de águas e florestas. Orgulho do mundo inteiro, uma imensidão que equilibra o clima global. Conheça esse tesouro que deve ser preservado para as futuras gerações.
DESTAQUES
- Mimos em marchetaria feitos à mão pelos artesãos do Rio Negro – Exclusividade Just Tur;
- Um binóculo Bird tamanho 10×25 mm – Exclusividade Just Tur;
- Contemplação do pôr do sol no Parque Nacional de Anavilhanas;
- Mergulho com boias no Rio Negro
- Trilha interpretativa em floresta de terra firme;
- Sublime refeição de peixe amazônico assado na brasa em casa tradicional dos caboclos ribeirinhos;
- Provável visualização de Botos Tucuxi;
- Trekking em floresta primária até as Grutas do Madadá;
- Pescaria de piranhas e visita a comunidade;
- Passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.
- Acampamento com pernoite na floresta, em local privilegiado para observação da vida selvagem;
- Observação de Cetáceos no flutuante Boto Cor de Rosa;
- Conhecer o artesanato local e as oficinas dos artesãos em Novo Airão.
1° dia Manaus > Mirante do Gavião 200Km
Chegada ao Aeroporto Internacional Manaus AM Eduardo Gomes e traslado ao hotel Mirante do Gavião.
O hotel:
O Mirante do Gavião Amazon Lodge localizado às margens do Rio Negro no município de Novo Airão, fica cerca de 200 km de Manaus. O projeto arquitetônico em madeira de lei e totalmente integrado à natureza, harmoniza arte com a natureza preservada ao seu redor.
Amanhecer com a instigante sinfonia das aves amazônicas em um luxuoso bangalô, cercado de floresta tropical intocada. Adormecer em uma suíte de madeira sobre um incrível labirinto de águas em meio a um milhão de hectares de selva. Se hospedar de frente para o maior arquipélago de água doce do planeta.
Todas as acomodações do Lodge Mirante do Gavião são construídas em madeira de lei certificada, em amplos espaços de conforto e decoração únicos, remetendo à grandiosidade de se estar na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. As acomodações são cercadas por árvores frutíferas nativas do bioma amazônico, como castanha, tucumã, taperebá, cupuaçu, abiu, açai e jambeiros, além de uma vista privilegiada ao Rio Negro e Arquipélago de Anavilhanas.
Programação do dia:
Almoço no Restaurante CamuCamu.
Saída em lancha rápida para banho de rio nas praias de água doce (época da seca) ou trilha aquática pelos igapós (época da cheia).
Opcional pela tarde: mergulho com bóias no Rio Negro.
Contemplação do pôr do sol no Parque Nacional de Anavilhanas.
Opcional incluso: Focagem de jacaré e outros animais noturnos no Parque Nacional de Anavilhanas em lancha rápida.
A noite jantar no Restaurante CamuCamu.
2° dia Mirante do Gavião
Café da manhã no restaurante CamuCamu.
Programação do dia:
Estação da Seca: Logo após o café, saída em lancha rápida para visita a comunidade Aracarí e comunidade do Bacaba. Trilha interpretativa em floresta de terra firme. Almoço de peixe amazônico assado na brasa em casa tradicional dos caboclos ribeirinhos. Em seguida, deslocamento para lazer na Praia do Bacaba, no coração do Parque Nacional de Anavilhanas. Após o refrescante banho, apreciação da flora e fauna das ilhas, deslocamento rápido até a maior árvore do igapó de Anavilhanas, um Macucu gigante, em incursão à floresta de várzea e explanação deste peculiar ecossistema.
Estação da Cheia: saída em lancha rápida para visita a comunidade do Mirituba. Trilha interpretativa em floresta de terra firme, com visita a maior espécie arbórea da Amazônia, a Samaúma. Almoço de peixe amazônico assado na brasa em casa tradicional dos caboclos ribeirinhos. Em seguida, deslocamento até a maior árvore do igapó de Anavilhanas, um Macucu gigante no paraná das Araras. No retorno a pousada, incursão por entre a floresta de igapó para apreciação da flora e fauna daquele ecossistema. – No retorno visita ao Flutuante dos Botos Cor-de-Rosa.
A noite Jantar no Restaurante CamuCamu.
3° dia Mirante do Gavião > Novo Airão > Anavilhanas
Café da manhã no hotel seguido de city Tour em Novo Airão, com guia de turismo. Pode ser feito com as bicicletas do hotel ou em veículo motorizado.
Retorno as 11:00hs para check-out no Lodge.
Traslado ao barco Novo Airão (em torno minutos desde o hotel) para a Expedição na Reserva do Xixuaú.
Introdução
Se dentre todas atrações que a Amazônia oferece seu maior desejo é contemplar a vida selvagem, este é seu roteiro. A despeito de praias que surgem à época da seca, de vilarejos com artesanato primoroso e simpáticas cachoeiras, o rio Jauaperi, especificamente na Reserva do Xixuaú é o lar intocado de algumas das mais deslumbrantes espécies da fauna Amazônica – ariranhas, peixes-boi, jaburus, quatipurus, macacos arborícolas, imensos jacarés pretos, bandos de tucanos vermelhos, solitários gaviões malhados e escandalosas araras multicoloridas. Bichos que compõem o visual e o sonoro deste inusitado santuário ecológico. Inusitado por tratar-se de uma reserva particular, onde numa iniciativa impar seus moradores decidiram preservar os animais com fins eco turísticos. Navegando por igarapés de água cristalina, com sorte, no verão podemos observar botos e ariranhas passarem por debaixo de nossas canoas. Peixesboi em sua tranquilidade coloquial. Macacos Guariba em sua gutural, impressionante cantoria. Lá é proibido usar motor a explosão, o silêncio é cultivo do homem, e a natureza corre solta. A 500 km de Manaus, já no estado de Roraima, é pra lá que nós vamos.
Particularidades da Região
A reserva do Xixuaú localiza-se entre os igarapés do Xixuaú e Xiparinã, na região do médio Rio Jauaperi, um importante afluente do Rio Negro, logo abaixo do Rio Branco. Sua generosa biodiversidade é fruto de 2 fatores: solo geo morfologicamente rico com ausência de caça predatória – fato raro na Amazônia cabocla. Em pesquisas recentes do Impa, foram identificadas mais de 80 ariranhas (Pteronura Brasiliensis) vivendo no local. Algumas espécies difíceis de serem observadas na bacia do Rio Negro, como Jaburus, Araras vermelhas e macacos Cuxiús, são comumente avistadas na área. O tradicional futebol na comunidade do Matão, a escolinha-modelo em educação ambiental no igarapé do Matias, dentre outras atividades da cultura cabocla, podem ser conferidas e vivenciadas como alternativa a intensa experiência selvagem proporcionada por esta expedição.
Recomendado
Pra quem procura vivência profunda da Amazônia e maior contato com nativos e vida selvagem.
Programação do dia:
Chegada a Novo Airão próximo a hora do almoço.
Almoço a bordo.
Sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro, distribuição da Cartilha do EcoTurismo no Rio Negro e dos mapas personalizados em formato pdf.
Início da Expedição Katerre pelo arquipélago de Anavilhanas.
Ancoragem para rápido passeio de voadeira pelas ilhas e lagos próximos.
Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (Ara Ararauna), Papagaio-da-Várzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum), Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus) e Arirambas (Galbulidae), dentre outras.
Parada para banho com boias no Rio Negro.
Retorno a embarcação, prosseguimos navegando até o Mirante do Madadá.
É servido um leve jantar a bordo.
Pernoite no camarote do barco ou em redes no Mirante, um bangalô de 2 pisos com banheiro, em meio a floresta, com bela vista para o Rio Negro.
4° dia Anavilhanas > Madadá
O dia amanhece no Madadá.
Café da manhã regional com frutas, geleias, tapioca, tucumã entre outras delícias.
Programação do dia:
Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá, no retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc.
Mergulho com boias no Rio Negro. Retorno à embarcação.
Zarpamos com destino a Praia do Sono.
Pescaria de piranhas e visita a comunidade.
Pernoite ancorado na praia (seca) ou no igarapé (cheia).
5° dia Parque Nacional do Jaú
Café da manhã, um novo amanhece na Praia do Sono.
Programação do dia:
No caminho para o parque Nacional do Jaú, parada para conhecer Airão Velho, comunidade ribeirinha Mirituba e petróglifos.
Zarpamos com destino a base do ICMBIO, na entrada do Parque.
Pequena caminhada para visitar a grande arvore da Amazônia, a Samaúma.
Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamíferos aquáticos.
Estação da Cheia: ancoragem e incursão de voadeira pelos Igarapés de terra firme do Parque, no intuito de encontrarmos Ariranhas (Pteronura Brasiliensis).
Estação da Seca: Incursão pelo rio Pauini, explorando este grande afluente repleto de cachoeiras como a do Preto ou Carabinani.
Retorno ao barco, navegação até a Comunidade do Aturiá, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.
6° dia Rio Jauaperi > Igarapé do Matias
Café da manhã.
Programação do dia:
Navegação pela Encosta dos Pássaros, até a vila de Moura, que é a maior comunidade do Rio Negro, com cerca de 700 habitantes.
Desembarque, intercambio local. Esta é a última localidade para possível compra de conveniências.
Retorno a navegação, entrada no Rio Jauaperi.
Próximo a hora do Pôr-do-sol, chegamos à comunidade do Xixuaú, no início da reserva.
7° dia Reserva do Xixuaú
Café da manhã.
Programação do dia:
Desembarque na comunidade do Xixuaú, tour de reconhecimento, intercambio com os moradores. Preparo do grupo para as trilhas aquáticas nos lagos e igapós da reserva, em pequenas canoas a remo (2 passageiros máximo), com guia local, para observação de aves e mamíferos aquáticos. Tratamento personalizado.
Visualização de ariranhas, botos, tucanos, provável de macacos arborícolas colhendo frutas no igapó, dentre outros animais.
Retorno do passeio, almoço abordo.
Visita a Samaúma, árvore gigante, maior espécie arbórea da região. Incursão com canoas a remo nos lagos para pesca recreativa, avançando até a boca da noite. Atenção especial para o canto dos Guaribas, audível durante a madrugada e logo ao nascer do dia.
Focagem de jacarés e animais noturnos.
8° dia Reserva do Xixuaú
O dia começa de forma diferente, antes do café da manhã observação de jacarés na beira do rio, no porto da comunidade.
Café da manhã:
Programação do dia:
Após café da manhã na maloca da comunidade, mini expedição para acampamento com pernoite na floresta, em local privilegiado para observação da vida selvagem (opcional incluso).
O trajeto até o local é feito de canoa, em igarapés de água cristalina, com paradas para Mergulho com mascaras em observação da vida aquática submersa.
Montagem do acampamento, construção do tapiri (casa onde armamos as redes).
Almoço. Cardápio do dia: peixe pescado na hora, com guarnições trazidas do barco.
Fogueira, bate-papo, contos e folclores das criaturas da mata – Mapinguary, Matinta-Perêra, Curupira, Cobra Grande. Pernoite em redes no tapiri.
9° dia Reserva do Xixuaú
Programação do dia:
Navegamos pelo Rio Jauaperi até o Igarapé do Matias, onde conhecemos um modelo de Escolinha Comunitária alternativo, com práticas de educação ambiental e difusão da cultura local.
O dia amanhece na floresta. Preparo do café da manhã.
Trekking de 3hs em floresta primária, mata adentro, no intuito de visualizarmos aves e mamíferos terrestres (Macacos, Antas, Preguiças, Queixadas), e todos os sons que a biodiversidade amazônica nos oferece. Momentos de contemplação em logradouros especiais. Retorno para embarcação, almoço a bordo.
Reunião de despedida na maloca central, exposição de artesanato local, caipirinha de confraternização.
15hs: Inicio da navegação de retorno (non-stop).
10° dia Novo Airão
Chegada a Novo Airão prevista para 10h da manhã.
Programação do dia:
Observação de Cetáceos no flutuante Boto Cor de Rosa.
City-tour por Novo Airão, artesanato, oficina de artesãos, estaleiros de construção naval e atrações da cidade.
Almoço de despedida no Restaurante Flutuante Flor do Luar.
Traslado Novo Airão para Manaus, chegada prevista para 15h30.
Tarifa Inclui:
- Terrestre
2 noites de hospedagem em Mirante do Gavião (Pacote Gavião Caboclo);
Traslado Manaus>Novo Airão>Manaus em veículo climatizado;
3 refeições diárias;
Passeios com taxas de entrada aos parques nacionais e guia de turismo bilingue (Inglês/Português); - Cruzeiro
Traslado ao Novo Airão;
7 noites de Cruzeiro Katerre com regime de pensão completa, 3 refeições diárias + tira-gostos, sucos e água-mineral a vontade e caipirinhas de frutas;
Guia bilíngue;
Passeios e atrações de terceiros;
Mapa fotográfico com roteiro da expedição;
Cartilhas e infográficos sobre a Amazônia;
Documentário “A Próxima Refeição” (TV Cultura), Filmado na região, em DVD;
Traslado Novo Airão > Aeroporto;
Seguro Viagem Gta Nacional 30.000.
Tarifa não inclui:
- Antecipação no horário de chegada (early check-in);
- Prorrogação no horário de saída (late check-out);
- Passeios opcionais;
- Bebidas durante as refeições incluídas e outras refeições não mencionadas;
- Taxas de entrada e serviço de guia durante o tempo livre;
- Extras de caráter pessoal como: lavanderia, telefonemas, bebidas, alimentação extra, gorjetas;
- Aéreos não mencionados como inclusos;
- Suplemento para os dias de festivais nacionais (se houver);
- Gorjetas, maleteiros e despesas pessoais;
- Extra cobrado nos traslados para excesso de bagagem e atrasos de voos;
- Tudo o que não mencionado em “Tarifa inclui”.
BAIXA TEMPORADA | ||||||
CIDADE | HOTEL | TIPO DE ACOMODAÇÃO | SINGLE* | DUPLO* | TRIPLO* | CHD* |
Novo Airão | Mirante do Gavião Amazon Lodge | Família (Pacote Gavião Caboclo) | BRL 17.205,00 por pessoa* | BRL 12.460,00 por pessoa* | BRL 11.194,00 por pessoa* | – |
Rio Amazonas | Cruzeiro Expedição Katerre | Suíte beliche duplo (Pacote Jauaperi-Xixuaú) |
ALTA TEMPORADA | ||||||
CIDADE | HOTEL | TIPO DE ACOMODAÇÃO | SINGLE* | DUPLO* | TRIPLO* | CHD* |
Novo Airão | Mirante do Gavião Amazon Lodge | Família (Pacote Gavião Caboclo) | BRL 20.055,00 por pessoa* | BRL 14.498,00 por pessoa* | BRL 12.986,00 por pessoa* | – |
Rio Amazonas | Cruzeiro Expedição Katerre | Suíte Cama Casal e triplo na Suíte Beliche Duplo (Pacote Jauaperi-Xixuaú) |
*Preços por pessoa. Estes valores expressam uma cotação e serão fixados somente no ato da confirmação da reserva. São, portanto, sujeitos à alteração sem aviso prévio.
CONDIÇÕES:
Validade: até 30/11/2020 – Durante períodos de congressos internacionais, eventos, datas comemorativas, natal e réveillon os valores estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Consulte-nos para caso de suplemento;
Seguro: válido para pessoas com até 64 anos de idade, acima dessa faixa etária as condições devem ser consultadas;
Crianças: Consultar condições especiais;
Políticas de cancelamento/pré-pagamento: Consulte-nos para maiores informações.
Notas importantes:
Baixa Temporada: 01/09/2020-30/11/2020;
Alta Temporada: 01/12/2020-31/01/2021;
Categoria single e duplo na Suíte Cama Casal e triplo na Suíte Beliche Duplo.
IMPORTANTE: A informação detalhada acima está sujeita a mudanças sem aviso prévio. A Just Tur não se responsabiliza caso as informações acima não tenham sido observadas!
Para pagamento à vista:
Após a confirmação, mediante depósito e envio de comprovante bancário
A emissão somente será efetuada após a liquidação
Para pagamentos com cartão:
Entrada 25% + saldo em até 06 x sem juros (MASTER, VISA, DINERS, AMEX,ELO)* Não aceitamos outros cartões.