1° dia – Chegada em Nairóbi
Após a sua chegada ao aeroporto de Nairóbi, pegue o seu traslado para o Porini Nairobi Tented Camp, dentro do Parque Nacional de Nairóbi.
O Parque:
O Parque Nacional de Nairobi, também conhecido como Parque Nacional do Quênia, foi o primeiro parque a ser oficialmente designado no país em 16 de dezembro de 1946. O parque está localizado aproximadamente a 7 km ao sul de Nairóbi, e é o único parque de vida selvagem no mundo tão próximo de uma cidade. Com uma extensão de 117 km², o parque está situado a uma altitude de 1500 a 1800 metros, cobrindo uma variedade de ambientes que incluem bosques densos nas proximidades da periferia da cidade, planícies onduladas e vales, bem como a confluência arborizada de vários rios. A vegetação é do tipo savana de transição seca, com acácias e outras variedades espinhosas, muhuhu e castanheira-do-cabo sendo as árvores mais importantes que servem como habitat para a vida selvagem no parque.
O Parque Nacional de Nairobi desempenha um papel fundamental como santuário principal de rinocerontes para reprodução e repovoamento de outros parques. Abriga mais de 100 espécies de mamíferos, incluindo quatro dos “Big Five” (leão, búfalo, leopardo, rinoceronte), além de outras espécies como zebra, rinocerontes-negros, girafas, várias espécies de antílopes e inúmeros répteis, proporcionando uma experiência emocionante durante os Tours de Vida Selvagem no Quênia. O parque também testemunha uma espetacular migração de gnus e zebras. Com mais de 500 espécies de aves registradas, das quais pelo menos 20 são migrantes europeias sazonais, o Parque Nacional de Nairobi é um paraíso ornitológico.
O Camp:
O Porini Nairobi Tented Camp é o primeiro tipo de acomodação permitida neste destino de safári único. Não há nenhum outro lugar no mundo como este; uma escapada selvagem onde você pode apreciar a emoção de acampar no coração de uma densa floresta, bem na porta de Nairóbi.
Com planícies vastas de um lado e a cidade de Nairóbi do outro, o Parque Nacional de Nairóbi é um refúgio para a vida selvagem como nenhum outro, com avistamentos praticamente garantidos de rinocerontes. O Nairobi Tented Camp oferece aos hóspedes a oportunidade de realmente conhecer este destino único e sua vida selvagem.
O acampamento é composto por nove tendas para hóspedes, cada uma com acomodações para duas pessoas. Cada tenda possui seu próprio banheiro e chuveiro, permitindo que você desfrute do luxo de viver com banheiro privativo, no estilo ‘safári’, com água quente aquecida em fogueira e trazida até o seu chuveiro quando você estiver pronto.
A iluminação de baixa potência em LED em cada uma das tendas funciona com baterias recarregáveis e painéis solares. Para as refeições, os hóspedes podem desfrutar do romance de velas e lanternas – uma experiência autêntica de acampamento com tendas.
2° dia – Porini Nairobi Tented Camp
Café da manhã no acampamento e dia livre para atividades pessoais.
Desfrute do Parque Nacional, explore e consulte as atividades disponíveis (note que podem ser cobradas à parte). Aproveite para visitar o Sheldrick Wildlife Trust, o orfanato de elefantes de Nairobi, ou o Giraffe Centre! Saiba um pouco mais sobre cada um:
Giraffe Centre:
O Giraffe Centre, oficialmente conhecido como The African Fund for Endangered Wildlife Kenya (A.F.E.W Kenya Ltd), é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1979. O centro surgiu como resposta à triste situação da girafa Rothschild, uma subespécie em risco, na época com apenas 120 exemplares restantes em uma fazenda de 18.000 acres no oeste do Quênia, ameaçada por divisão e colonização.
Hoje, o centro abriga a girafa Rothschild, a mais rara, junto com as girafas Maasai do sul do Quênia e as girafas reticuladas do norte do Quênia. Os visitantes são permitidos e encorajados a interagirem com os belos animais, alimentando-os e se divertindo enquanto aprendem. O centro também oferece atrações adicionais, como o Santuário de Aves, uma floresta indígena de mais de 100 acres e a Trilha da Natureza, um passeio de 1,5 km por matas densas, onde os visitantes podem encontrar girafas, javalis, hienas e ocasionalmente leopardos.
Os visitantes podem desfrutar de caminhadas pela natureza, observação de aves, caminhadas de identificação de árvores e aprendizado interativo sobre a natureza. O Giraffe Centre proporciona uma experiência única e educativa, unindo conservação, preservação da fauna e flora, e interação com essas magníficas criaturas em um ambiente natural.
Sheldrick Wildlife Trust (Elephant Orphanage):
O David Sheldrick Wildlife Trust é uma instituição de caridade fundada em 1977 para homenagear a memória do renomado naturalista David Leslie William Sheldrick. Hoje, protegem diversas espécies ameaçadas e em perigo de extinção em todo o Quênia, incluindo rinocerontes negros e brancos, além de animais icônicos como elefantes africanos. Ao preservar espécies-chave, garantem a sobrevivência e, o que é mais importante, o florescimento de uma variedade de outros animais e ecossistemas.
O Elephant Orphanage abre suas portas ao público por uma hora todos os dias. Esta é uma tradição especial e venerável em que convidam o público a aprender mais sobre o trabalho de conservação e conhecer os órfãos sob a sua responsabilidade. É altamente recomendado o agendamento da visita com antecedência.
Você pode até adotar e colaborar com o cuidado e criação dos animais!
3° dia – Porini Mara Camp
Café da manhã no hotel, e traslado para o Aeroporto de Wilson, onde você pegará o voo das 10h para a pista de pouso próxima, de onde te levarão para o camp.
O Parque:
A Reserva Nacional Maasai Mara é um dos maiores destinos de vida selvagem do planeta e sua profusão de caça nas planícies e predadores furtivos a tornou sinônimo de férias de safári. Durante décadas, a reserva de caça queniana tem sido um local favorito para cineastas que produzem documentários sobre a natureza, bem como longas-metragens.
Esta é uma paisagem diversificada que abriga habitats variados em suas planícies majestosas, afloramentos rochosos, florestas antigas e rios vitais. É adjacente à extensão norte das planícies vizinhas do Serengeti, na Tanzânia, formando assim um enorme ecossistema.
O Camp:
O Porini Mara Camp é um acampamento de safári situado em na Área de Conservação Ol Kinyei – uma área selvagem de 18.700 acres reservada como um santuário de vida selvagem com uma grande variedade de espécies, incluindo grandes felinos. A área possui planícies abertas, florestas, rios e vistas deslumbrantes.
Este cenário oferece a melhor aventura de férias em um safári africano em uma área intocada, longe das multidões.
Safaris também podem ser realizados na Reserva Nacional Maasai Mara, nas proximidades, e na adjacente Área de Conservação Naboisho.
O premiado Porini Mara Camp está localizado em um cenário único e belo, sob acácias de casca amarela, ao longo do sítio arqueológico Laetoli. O acampamento Mara contém apenas cinco tendas espaçosas para hóspedes e uma unidade familiar. O Porini Mara Camp tem um ambiente exclusivo e amigável, com cada barraca contendo móveis confortáveis e banheiro privativo (com chuveiro quente e vaso sanitário com descarga). O Chef do acampamento utiliza ingredientes frescos para preparar refeições de alta qualidade e até pão caseiro.
O Porini Mara Camp inclui refeições, bebidas (vodka, gin & tônica, vinho, cerveja, refrigerantes e água mineral) e todas as atividades (incluindo safaris diurnos e noturnos, drinques e caminhadas acompanhadas). Há também a oportunidade de reservar um Safari em Balão de Ar Quente. Os safaris (compartilhados) são em veículos de safári 4×4 com guias especializados em safári e você vivenciará a natureza sem a presença de outros veículos turísticos.
4° dia – Porini Mara Camp
Café da manhã no camp, e dia livre para atividades de safári.
Aproveite de passeios matinais e noturnos nas áreas de conservação ao redor do camp. (Ou para aqueles hóspedes que desejam visitar a Reserva Mara: após um café da manhã cedo, desfrute de um safári pela a Reserva durante toda a manhã e um piquenique na Reserva retornando ao camp no final da tarde. Taxas extras de reserva aplicáveis) À noite, saia para um “Sundowner” na Área de Conservação Ol Kinyei e depois siga de volta ao camp em um safári noturno em busca de animais que são ativos à noite. Jantar no camp.
5° dia – Porini Amboseli Camp
Café da manhã no hotel, e traslado para a pista de pouso, de onde seguirá para o Aeroporto em Nairóbi. Pegue seu voo para o Porini Amboseli Camp, seu próximo camp.
O Parque:
A localização do Parque Nacional Amboseli o torna uma atração significativa para incluir em férias de safári no Quênia. O parque inteiro é dominado pelas vistas mundialmente famosas do Monte Kilimanjaro, sendo melhor apreciado ao amanhecer ou ao anoitecer, quando nuvens baixas se dissipam para revelar o cume gelado da montanha mais alta do continente. Essa paisagem contribuiu para tornar o parque um dos mais visitados no Quênia.
O Lago Amboseli, que dá nome a este Parque Nacional queniano, geralmente é uma extensão vazia de solo vulcânico. Mesmo nos anos mais chuvosos, sua profundidade raramente ultrapassa dois metros, criando assim uma miragem de um lago cintilante, tornando o horizonte fluido. O leito seco e árido do lago é contrastado pela exuberante vegetação verde nas áreas de pântanos, criadas por nascentes subterrâneas que emergem através do solo poroso.
A paisagem aberta do parque é lar de grandes manadas de elefantes, cuja população é uma das poucas na África que escapou do massacre de caçadores furtivos. Com mais de 1000 elefantes vivendo em suas estruturas sociais naturais de famílias matriarcais e grupos de elefantes machos, o parque também abriga predadores como hienas, chacais, leões, leopardos e chitas. A avifauna prospera especialmente nos pântanos, com mais de 420 espécies registradas no parque, incluindo seis espécies de abutres, 12 de garças e 10 variedades de águias.
O Camp:
Este premiado acampamento de safári no Quênia está situado no ecossistema Amboseli, dentro da exclusiva Área de Conservação Selenkay – uma área crucial de dispersão da vida selvagem que chega do Parque Nacional Amboseli. A área de conservação privada garante a melhor visualização de animais em veículos de safári adequados, fora das trilhas tradicionais e longe do turismo tradicional.
O Porini Amboseli Camp é pequeno, com apenas 10 tendas espaçosas para hóspedes, mantendo todo o charme dos acampamentos de safári móveis tradicionais. As tendas são elegantemente decoradas, possuem iluminação elétrica solar e banheiros privativos com chuveiro, lavatório e vaso sanitário com descarga. Duas das tendas são unidades familiares, compostas por dois quartos com uma sala de estar entre eles, cada quarto com uma cama king-size e uma de solteiro. As unidades familiares são ideais para famílias ou grupos de amigos, com o mesmo preço por pessoa que as outras tendas. O acampamento aceita crianças a partir de 8 anos de idade.
Este camp de safári queniano oferece uma experiência exclusiva e amigável, com um máximo de 20 hóspedes por vez e inclui todas as refeições, bebidas (vinho, vodka, gin & tônica, cerveja, refrigerantes e água mineral) e atividades (incluindo safáris diurnos e noturnos compartilhados, caminhadas guiadas e apreciação do pôr do sol). Os safáris são realizados em veículos de safári todo-terreno (4×4) abertos, com guias especializados.
6° dia – Porini Amboseli Camp
Café da manhã no camp, e dia livre para atividades de safári.
Depois de um café da manhã cedo, siga em veículo pela mata na trilha particular até o Parque Nacional Amboseli, para uma manhã inteira de observação de animais selvagens no veículo de safári 4×4 aberto do acampamento. Após um piquenique no parque, regressaremos ao acampamento no final da tarde. À noite, você terá um pôr do sol em uma plataforma de observação com vista para um poço perto do acampamento, onde elefantes e outros animais costumam beber. Retorno ao acampamento para jantar.
7° dia – Porini Amboseli Camp
Faça um passeio matinal na Área de Conservação, seguido de café da manhã. Em horário combinado, saída para Nairobi.
Boas experiências!