1° dia – Calama > Awasi Atacama
Chegada ao Aeroporto Internacional El Loa e traslado ao hotel.
O hotel:
Localizado no antigo vilarejo de São Pedro de Atacama, o Awasi conta com somente 12 habitações, sendo que cada uma delas dispõe de um guia privado e um veículo 4×4 para que nossos hóspedes possam explorar o deserto de Atacama de acordo com seus gostos e preferências pessoais.
Construído em harmonia com o meio ambiente Com mais de 50 metros quadrados, cada suíte é um pequeno oásis que convida a se relaxar e a descansar.
Características especiais, cada suíte conta com um pátio, um solário e duchas exteriores e interiores.
Oculto detrás de um antigo muro de adobe, o Awasi Atacama é um lugar privado, reservado somente para seus hóspedes.
2° dia – Awasi Atacama
Café da manhã no hotel.
Dia livre para exploração.
O que há para conhecer?
Gêiseres, vales, cânions, petroglifos, cactos gigantes, sítios arqueológicos.
Os antigos habitantes do deserto.
As primeiras caravanas “Llameras” atravessaram o deserto há 3.000 anos. Em 1540 o conquistador espanhol Pedro de Valdivia marchou suas tropas desde o Peru, estabelecendo uma vez nesta região antes de continuar
sua viagem para o sul até fundar a cidade de Santiago do Chile.
Zona A
Compreende a zona baixa da planície, caracterizando- se por uma superfície plana e regular. A altitude dessas
excursões é de cerca de 2.400 metros acima do nível do mar. Os eventos geológicos de maior importância nesta área são a Cordilheira do Sal e o Salar de Atacama.
São Pedro de Atacama é conhecido como a capital arqueológica do Chile. O povoado é muito antigo, tendo sido habitado permanentemente há pelo menos 2.500 anos.
Nesta excursão você poderá visitar a praça e a igreja, lugares característicos do povoado, assim como os dois principais sítios arqueológicos de São Pedro: o Pukará de Quitor, um forte do século X construído com
rocha vulcânica branca e barro, e a aldeia de Tulor, construída em adobe e com formas curvas e orgânicas. Este povoado possui uma história enigmática que representa a origem do povo dessa região.
Ayllu significa “família” em quéchua, a língua dos incas. É assim que os incas se organizavam em Tawantinsuyu, o Império Inca, para que os homens realizassem trabalhos coletivos.
São Pedro de Atacama tem hoje 15 ayllus, localizados nos arredores da cidade antiga, que personificam fielmente o pacífico modo de vida agrário da etnia Lickan Antay, que permaneceu relativamente intacta por milênios. Aqui é possível visitar seus campos de cultivo, observar o milenar trajeto dos canais de irrigação assim como a flora e fauna, tanto nativa como introduzida.
Vale da Lua
O Vale da Lua é sem dúvida a atração natural mais famosa da região de Antofagasta.
Está localizado a menos de dez quilômetros de São Pedro, no meio da Cordilheira do Sal. Suas gigantescas paredes de rochas sedimentares, com seus tons vermelhos e brancos, foram torcidas devido à enorme pressão tectônica que atua sobre o deserto de Atacama. Alguns dos lugares mais populares do setor são La Duna Mayor, Las Tres Marías, El Mirador de Kari e El Cañón de la Sal (A Duna Maior, As Três Marias, O Mirante de Kari e O Cânion do Sal).
Barrancas
O Vale da Morte está muito próximo do Vale da Lua, em outro setor da Cordilheira do Sal.
Você pode obter uma fantástica vista panorâmica da cidade de São Pedro, da Cordilheira Central dos Andes e da impressionante Planície do Atacama desde o cimo de uma parede de rocha sedimentar, levantada pela energia das placas tectônicas.
A caminhada é feita principalmente pela planície, sobre uma superfície rochosa.
Katarpe
No setor norte da cidade, seguindo o curso do rio São Pedro, chega-se ao setor de Katarpe.
Aqui, funcionários do Tawantinsuyu (Império Inca) eram designados para administrar o Lickan Antay, cobrando impostos e recrutando pessoas para formar exércitos obrigatórios para o Império Inca. Os restos do Kallanka (centro Inca) ainda podem ser vistos, rodeados pelas majestosas montanhas da Cordilheira do Sal e pelas águas salgadas do rio. Este destino pode ser combinado com outras excursões, como A Garganta do Diabo ou A Pedra da Coca.
3° dia – Awasi Atacama
Café da manhã no hotel.
Dia livre para exploração.
ZONA B
Entre a planície e os cumes vulcânicos há um setor composto principalmente por rochas vulcânicas ígneas solidificadas, que está localizado entre 3.000 e 3.800 metros.
Esta área é muitas vezes chamada de Ravinas Intermediárias, onde os pequenos rios do Altiplano fluem em direção do deserto.
Matancilla e Yerbas Buenas
Existem lugares únicos na Terra, já seja por sua inusual geografia e condições, já seja porque representam algo
original na história humana. Nesta excursão, ambas as coisas se combinaram de forma ideal: Yerbas Buenas
contém uma extraordinária riqueza de petróglifos da cultura Lickan Antay. Está também muito perto do vale
Matancilla, onde a história geológica do deserto pode ser vista através da sinfonia de cores de suas rochas.
Guatín
Entre a aridez dos salares e a impressionante Puna estão as ravinas intermediárias. As ravinas do rio Vilama, onde crescem apenas os cactos Cardón ou Pasakana, estão entre as mais belas e interessantes. Existem dois trajetos que podem ser feitos desde Guatin: você pode subir em direção às termas de Puritama ou descer até o sítio arqueológico de Gatchi. Ambos os trajetos têm duração e nível de dificuldade semelhante.
Termas de Puritama
A atividade vulcânica dos Andes sempre sobressai devido à beleza de seus cumes, às erupções que revitalizam a riqueza do solo ou às infindáveis fontes termais que produz. Entre essas características geotérmicas, destaca-se o rio Puritama, que brota da rocha vulcânica a uma temperatura de 37°C e é ideal para banhos. Este local tem instalações de alto nível e está organizado em uma série de piscinas artesanais.
Talabre
Uma das grandes virtudes do Deserto do Atacama é que está cheio de lugares autênticos, que preservam a essência de antigos modos de vida, simples e contemplativos. Talabre representa esse espírito atacamenho de forma eloquente. Você poderá visitar antigos terraços de cultivo, ainda em funcionamento hoje em dia, bem como locais de petróglifos ancestrais nos desfiladeiros de Patos e Quezala, tendo como pano de fundo o vulcão
mais ativo do Chile – o furioso Lascar.
4° dia – Awasi Atacama
Café da manhã no hotel. Dia livre para exploração.
Conheça as atividades que poderá realizar no Awasi Iguaçu.
ZONA C
Acima de 4.000 metros de altitude há um aumento importante das precipitações, o que resulta em prados verdes e zonas úmidas do planalto, chamadas bofedales.
A maior parte da fauna e flora da região está concentrada nessa área. Excursionar a essa zona requer prévia aclimatação à altitude e não é recomendado para visitantes que sofrem de doença cardíaca.
Gêiseres do Tatio
Os gêiseres do Tatio são uma das maiores atrações do país e também o maior campo geotérmico do hemisfério sul. É completo e conta com uma enorme variedade de recursos, desde pequenas fumarolas e fontes borbulhantes até belas fontes de água, como os gêiseres. Além disso, da estrada você pode observar vicunhas, raposas, burros selvagens e flamingos, entre muitas outras espécies. Pode ser visitado de carro, para se ter uma visão panorâmica, ou a pé, já que existem diversas trilhas e trajetos alternativos habilitados para caminhadas. Aqui é possível tomar banho em uma piscina artificial especialmente instalada no campo geotérmico.
Aldeia do alto Loa
Onde começa o Altiplano existem algumas aldeias, como Caspana e Chiu-Chiu, que ainda conservam as milenárias tradições da cultura Lickan Antay. Caspana está localizada a quase 4.000 metros de altitude e preserva um dos mais antigos sistemas de cultivo da região e está inserta numa paisagem privilegiada que combina deserto, oásis e o altiplano. Chiu-Chiu era considerada a capital do Baixo Atacama como contrapartida ao poder central,
instalado em São Pedro, e alberga a igreja mais antiga do Chile, a de São Francisco de Chiu-Chiu.
Machuca e Rio Grande
O povoado de Machuca, na região de Antofagasta, é um dos poucos situados acima de 4.000 metros que ainda é
habitado. A subida numa 4×4 é rápida e segura e quase permite tocar o céu. Aqui encontramos uma paisagem
muito mais fértil e rica em animais do que no deserto de São Pedro. Existem excelentes oportunidades para a
observação de aves nos arredores da cidade.
Lagoas Altiplânicas
Esta excursão inclui os setores de Toconao e Sóncor, como também uma visita a um dos maiores atrativos turísticos da região: as lagoas Miscanti e Miñiques. Situadas a uma altitude de 4.500 metros, essas lagoas são de grande beleza.
A maior – Miscanti – oferece um panorama dos vulcões andinos, e aí é possível encontrar manadas de vicunhas e aves como a carqueja que se reproduzem na lagoa; da menor – Miñiques – pode- se observar o belo vulcão Miñiques, o Callejón Varela e uma grande variedade de espécies.
Situados quase na fronteira com a Argentina estão os salares Aguas Calientes e Tuyactu. Ambos estão envolvidos em absoluto silêncio, graças, principalmente, ao baixo número de visitantes. O Salar de Aguas Calientes tem uma
vista esplêndida dos vulcões e suas águas são avermelhadas. A Laguna de Tuyactu é, ao contrário, como um espelho de água salgada, que parece neve durante a estação seca.
Salar de Tara
Literalmente na fronteira do país, encontra-se um sistema de água simplesmente impressionante: o Salar de Tara. Rodeado por montanhas que mostram múltiplas cores e imerso num silêncio surpreendente, o salar está situado a quase 5.000 metros de altitude, permitindo admirar um céu mais azul do que em qualquer outra parte. Aí se pode avistar lhamas, vicunhas, flamingos, pintassilgos, cholulos e muitas outras espécies de animais e aves.
Como uma coroa sobre o salar estão os imponentes Monjes de la Pacana – colunas de rochas vulcânicas esculpidas pela erosão.
5° dia – Awasi Atacama
Café da manhã no hotel. Dia livre para exploração.
Gastronomia
O restaurante, de uso exclusivo dos hóspedes do hotel, oferece um cardápio diário utilizando os mais deliciosos ingredientes locais, sempre os adaptando as necessidades e preferências.
Orgulhosos do nível de excelência culinária conseguido, que define como membros do Relais & Châteaux.
Desde a abertura do Awasi, o chef Juan Pablo Mardones é o encarregado de liderar a equipe.
Depois de investir muito tempo estudando as matérias – primas e os produtores locais, Juan Pablo optou por
usar ingredientes do deserto como as diferentes variedades de batatas,o doce fruto da árvore de chañar, a quinoa e a algarroba, entre muitos outros, para que os hóspedes possam saborear uma autêntica experiência
gastronômica local.
6° dia – Awasi Atacama
Café da manhã no hotel e check-out.
Traslado ao aeroporto.
PERÍODO
|
CIDADE
|
HOTEL
|
QUARTO
|
SINGLE
|
DUPLO
|
TRIPLO
|
QUÁDRUPLO
|
CHD
|
San Pedro de Atacama – Chile
|
Awasi Atacama
|
Round Room
|
USD 4.067,00
*Preços por pessoa
|
USD 2.709,00
*Preços por pessoa
|
–
|
–
|
–
|
Superior Round Suite
|
USD 4.968,00
*Preços por pessoa
|
USD 3.341,00
*Preços por pessoa
|
–
|
–
|
–
|
Round Room
|
USD 4.217,00
*Preços por pessoa
|
USD 2.809,00
*Preços por pessoa
|
–
|
–
|
–
|
Superior Round Suite
|
USD 5.118,00
*Preços por pessoa
|
USD 3.410,00
*Preços por pessoa
|
–
|
–
|
–
|
CONDIÇÕES:
Validade: 01/05/2021 a 31/10/2021;
Criança: Aceita somente acima de 10 anos;
Check-in: 16h
Check-out: 12h
Políticas de cancelamento/pré-pagamento: Tarifa pré-paga e não reembolsável.Remarcações serão feitas em caso de fechamento da fronteira. Para os casos de Covid serão analisados individualmente.
Notas importantes:
Promoção válida apenas para reservas efetuadas até dia 31março2021;
Crianças entre 10 e 18 anos pagam 50% da tarifa normal. * A idade mínima exigida é de 10 anos.
Baixa temporada: Maio a setembro2021
Média temporada: 01-31Outubro2021
Informações Adicionais
IMPORTANTE: A informação detalhada acima está sujeita a mudanças sem aviso prévio. A Just Tur não se responsabiliza caso as informações acima não tenham sido observadas!
Somente à vista ou pagamento direto ao hotel com entrada de 10%.
Para parcelar o pacote adicionar 5% sobre o valor total da venda.
Estes valores expressam uma cotação e serão fixados somente no ato da confirmação de reservas. São, portanto sujeitos à alteração sem aviso prévio.