Vallecito: Uma caminhada leve pela cordilheira de sal, a oeste do oásis de San Pedro, leva a paisagens impressionantes com formações de selenita (vidro de gesso) que brilham ao sol da manhã. Em meio ao silêncio do deserto, é possível ouvir os cristais de sal se expandindo e contraindo com as mudanças de temperatura, criando sons misteriosos. O passeio inclui uma parada para fotos junto a um ônibus abandonado próximo às antigas minas de sal, e termina com um momento divertido descendo uma imensa duna de areia.
Cejar Lagoon: Essa excursão matinal aproveita as temperaturas mais agradáveis do início do dia e pode ser feita de bicicleta (mountain bike ou e-bike) ou em veículos confortáveis. A Lagoa Cejar possui uma espessa crosta de sal ao redor de sua cavidade central, que brilha intensamente sob o sol. Com uma altíssima concentração de sal, suas águas cristalinas permitem flutuar com facilidade em um cenário naturalmente deslumbrante.
The Salar de Atacama: A perfeita escolha para a primeira tarde em San Pedro, essa excursão cativa pelas cores vibrantes e oferece uma introdução ao cenário imenso do deserto do altiplano. O passeio começa na pitoresca vila de Toconao, conhecida por seus ateliês artesanais e seu antigo campanário. Em seguida, segue-se para a Reserva Nacional Los Flamencos, na Lagoa Chaxa, dentro do Salar de Atacama — habitat de três espécies de flamingo. Ao final do dia, o céu amplo e as montanhas ao horizonte ganham tons dramáticos com o pôr do sol.
Piedras Rojas: Este passeio realizado em veículo leva ao remoto altiplano andino, começando pelo Lago Miscanti, situado a 4.100 metros acima do nível do mar, onde é possível fazer uma curta caminhada ao redor do lago e observar a vida selvagem local. A seguir, segue-se para o Lago Meñiques, lago “irmão” com um mirante de acesso restrito. O trajeto continua até Piedras Rojas, onde o contraste entre as águas geladas, os depósitos de sal e as formações das “pedras vermelhas” criam uma paisagem impressionante. Após uma caminhada fácil de 45 minutos (que pode ser exigente devido à altitude), o almoço é servido com vista para este cenário natural. Esta excursão não é recomendada para pessoas sensíveis aos efeitos da altitude.
Cerro Toco Volcano Climb: Localizado próximo à fronteira entre Chile e Bolívia, o vulcão extinto Cerro Toco oferece vistas incríveis do cume a 5.600 metros de altitude. Do topo, é possível observar a vastidão do Salar de Atacama e a Laguna Blanca, já em território boliviano. Embora a escalada não seja tecnicamente difícil, a altitude torna a caminhada bastante desafiadora. É necessário que os participantes estejam aclimatados, com pelo menos cinco noites na região, tenham mais de 18 anos e estejam em condições físicas adequadas para garantir a segurança durante a atividade, que não será oferecida a quem apresentar riscos para si ou para os demais.
Stargazing: Os céus do deserto do Atacama estão entre os mais claros do mundo, oferecendo diversas formas de observar o firmamento e a Via Láctea. É possível contemplar fenômenos astronômicos por meio de telescópios profissionais, identificar constelações clássicas a olho nu ou aprender sobre a visão cosmológica dos povos atacamenhos com a ajuda de um guia local usando um apontador laser.
Tatio Geysers: Com saída no início da manhã, chega-se aos Gêiseres do Tatio ao nascer do sol, quando o campo geotérmico com mais de 80 gêiseres ativos e suas colunas de vapor criam um cenário etéreo. Cercado por poças de lama e água fervente, é servido café da manhã em um dos pontos mais altos do mundo. No retorno, há uma parada na vila pitoresca de Machuca, com suas artesanias e igreja, além da possibilidade de avistar vicunhas, raposas, vizcachas e emas andinas. Esta excursão não é recomendada para pessoas sensíveis à altitude.
Purilactis: Este trekking apresenta rios cristalinos, formações rochosas dramáticas e alguns dos petroglifos mais antigos da região. O percurso sai das montanhas, afastando-se das águas do rio, e segue por uma garganta árida. Os petroglifos de Yerbas Buenas, de origem incerta, teriam sido esculpidos por antigos comerciantes. A trilha termina no Vale do Arco-Íris, conhecido por suas paredes rochosas multicoloridas.
Quebrada del Diablo: Escavada pela ação das enchentes, a Quebrada del Diablo serpenteia pela borda das Montanhas de Sal. Oferece vistas recompensadoras das montanhas, vulcões e do oásis da vila de San Pedro, sendo um caminho histórico usado por viajantes e comerciantes ao longo dos séculos.