Israel & Jordânia: Um Olhar Sobre o Oriente


Dia 1 – (31/8: Quinta-feira) Saída do Aeroporto de Guarulhos
Saída do aeroporto de Guarulhos no voo ET 507 as 01:00 horas com destino a Tel Aviv. Pernoite a bordo.

Dia 2 – (01/9: Sexta-feira) Ben Gurion / Tel Aviv
Chegada ao aeroporto de Tel Aviv – Ben Gurion as 04:20 horas, encontro com o guia e em seguida traslado para o hotel. Check in e café da manhã no hotel e tempo para descansar até as 12:00 horas. A tarde city tour em Affa. Sugerimos opções para jantar em casas locais. Pernoite em Tel Aviv.

Dia 3 – (02/9: Sábado) Tel Aviv / Cesare, Haifa e Akko / Tiberius
Café da manhã. Nos dirigimos para o Norte para uma visita a Cesare, Haifa e Akko. Parada para almoço em Akko. A tarde, Monte Beatitudes, Tabgha, Capernaum. Check in no hotel em Tiberius. Pernoite.

Dia 4 – (03/9: Domingo) Tiberius / Jerusalem
Após o café da manhã, passeio de barco em Tiberius. Visita a Nazareth, ao Monte das Oliveiras, Dominus Flevit, Gethsemane, Israel Museum-Model, voltamos para o hotel em Jerusalem para jantar e pernoite.

Dia 5 – (04/9: Segunda-feira) Velha Cidade de Jerusalem
Após o café da manhã visita ao Tanque de Bethesda, Igreja de St. Ann, Via Dolorosa, a Basílica do Santo Sepulcro, Monte Zion, Cenacle, a Tumba do Rei David, St. Peter de Gallicantu, o Muro das Lamentações, após as visitas voltaremos para o hotel em Jerusalem para jantar e pernoite.

Dia 6 – (05/9: Terça-feira) Jerusalem / Belém / Jerusalem
Após o café da manhã visita para Belém, a Basílica da Natividade, Campo dos Pastores, Ein Karim-Basílica da Visitação, local de nascimento de João Batista, depois voltamos para o hotel em Jerusalem para jantar e pernoite.

Dia 7 – (06/9: Quarta-feira) Jerusalem / Jordânia fronteira Ponte de Allenby / Madaba / Monte Nebo / Petra
Café da manhã. Chegada a fronteira da ponte de Allenby. Um representante irá se encontrar dentro da fronteira com uma placa que leva o nome do grupo. O mesmo irá ajudar o grupo no procedimento da imigração, após terminar o procedimento, o guia e o motorista que acompanhara o grupo ao longo do itinerário se apresentarão. Após a conclusão de todas as formalidades, vamos continuar o nosso caminho com o traslado em direção da Joia da Jordânia a cidade Rosa. No caminho podemos aproveitar o tempo para realizar as seguintes visitas:
Madaba: Conhecida por seus espetaculares mosaicos bizantinos e omíadas. Madaba abriga o mais famoso mapa em mosaico da Terra Santa, que datam do século VI. Feito de aproximadamente dois milhões de pedras coloridas, o mosaico ilustra os montes, vales, aldeias e cidades com uma extensão que atinge o Delta do Nilo. O mapa de mosaico de Madaba cobre o chão da igreja ortodoxa grega St. George, localizada a noroeste da cidade construída sobre as ruínas de uma igreja bizantina. O painel de mosaico mede aproximadamente 15,6 X 6m, a cerca de 94 metros quadrados, dos quais apenas um quarto é preservado.

Após a visita, seguiremos o caminho até o Monte Nebo.Os primeiros cristãos construíram uma pequena igreja bizantina na área para se tornar o vasto complexo que vemos hoje. Durante sua visita à Jordânia em 2001, o Papa João Paulo II deu um sermão aqui e foi assistido por cerca de 20.000 pessoas. Logo continuamos o nosso caminho até a Petra onde se encontra uma das maravilhas do mundo, que antes era a capital dos Nabateus.Chegada a Petra onde faremos check in no hotel e pernoite.

Dia 8 – (07/9: Quinta-feira) Petra
Café da manhã no hotel e logo sairemos para realizar a Visita a Petra é, uma das maravilhas do mundo, é sem dúvida o tesouro mais precioso da Jordânia e a grande atração turística. Cidade única, esculpida literalmente escavada na rocha pelos nabateus, um forte povos árabes que se estabeleceram há mais de 2.000 anos atrás, tornando-se um ponto-chave para o descanso e proteção dos mais importantes rotas comerciais da época, tais como rota da seda ea rota das especiarias incluindo a ligação antiga China, Índia e sul da Arábia com o Egito, Síria, Grécia e Roma.
Comence a sua visita com uma curta viagem a cavalo até o início do Siq (ade x700 metros). A entrada principal para a cidade de Petra é através dos Siq, um estreito desfiladeiro com mais de 1 quilômetro de comprimento, ladeada de ambos os lados por altas falésias de até 80 metros de altura. O simples ato de caminhar através do Siq é uma experiência em si, cores e formações de rochas são deslumbrantes. No final do Siq você terá seu primeiro vislumbre de Al-Khazneh (Tesouraria), uma experiência incrível. A fachada maciça, 30m de largura e 43m de altura, esculpida em rosa escuro rocha pura que obscurece absolutamente tudo em torno dele. Esculpida no início do primeiro século aC como o túmulo de um importante rei Nabataean, El Tesoro representa o gênio da engenharia desses povos antigos.
O Tesouro é apenas a primeira das muitas maravilhas que compõem a cidade. Levaria pelo menos quatro ou cinco dias para realmente explorar tudo o que há. A medida que se movem para o vale começou a sentir-se oprimido pela beleza natural deste lugar e suas notáveis realizações arquitetônicas. Há centenas de túmulos elaborados na rocha com entalhes. Ao contrário de casas, que foram destruídas na maior parte por terremotos, os túmulos foram esculpidos para durar além da vida e mais de 500 sobreviveram, meio vazio, mas fascinante passando por suas entradas escuras. Aqui veremos também um majestoso teatro estilo grego construído em estilo romano, que em seus melhores momentos poderiam comportar cerca de 10.000 espectadores. Ele também tem obeliscos, templos, altares de sacrifício e ruas com colunas, no alto, com vista para o vale Araba, é o imponente Mosteiro (Ad-Deir) – um trecho de mais de 800 degraus esculpidos. No topo de Petra veremos a impressionante Ad-Deir Monastery, que é acessada através de 800 degraus esculpidos na rocha.
Após a visita retornaremos ao hotel em Petra onde terá a pernoite.

Visita opcional:
Para este dia 7 de setembro quinta-feira, Petra realiza um show a luz de velas, onde praticamente a maioria de Petra é iluminada com velas, o mesmo começa a partir das 20h:30 até 22h:30 acompanhados por um guia local que os leva até a frente do tesouro e ali ouviremos lendas dos beduínos com música de cordas e saboreando um delicioso Chá beduíno.
São expereincias únicas para o pessoal aventureiro.
Este show tem uma entrada e o valor dele é de US$ 35 por pessoa custo não está incluído no valor do pacote, já que esse valor pode ser pago diretamente na entrada.

Dia 9 – (08/9: Sexta-feira) Petra / Wadi Rum / Mar Morto
Café da manhã no hotel, seguiremos ao deserto de Wadi Rum. No caminho conheceremos a Petra pequena.
A pequena Petra: Este local é conhecido como “Little Petra” por sua semelhança com Petra. Vamos entrar através de uma garganta estreita e sinuosa (“Siq”) conhecido como o “frio Siq” (Siq al-Barid) tais muros altos não permitem que a luz solar para entrar no canyon para esquentar o lugar. O tamanho do Siq é de 350 m de comprimento com três mais amplo dentro das mesmas áreas. Bem como o seu maior vizinho do sul, tem casas estilo de cavernas e túmulos esculpidos em suas paredes de arenito, após a visita, vamos continuar a viver a experiência no deserto de Wadi Rum, vamos explorar o deserto em 4 veículos x4 por 02 horas de excursão nos destaques do deserto.
Wadi Rum, também conhecida como o Vale da Lua é esculpida no arenito e granito no sul da Jordânia 60 km a leste de Aqaba; É o maior Wadi na Jordânia conhecido como o Vale da Lua – cortado em arenito e granito. Habitado por muitas culturas desde os tempos pré-históricos, incluindo os nabateus que deixaram a sua marca na forma de pinturas rupestres, graffiti, e templos.
No Ocidente, Wadi Rum conhecida por sua ligação com a oficial T. E. Lawrence, que passou por várias vezes durante a revolta árabe de 1917-1918.
Após traslado para o hotel do Mar Morto para o check-in e noite.

Se o cliente desejar fazer um passeio de 1 hora em camelo o custo do mesmo é de US$35 por pessoa.

Dia 10 – (09/9: Sábado) Mar Morto
Após o café da manhã teremos o dia livre para atividades pessoais. Pernoite no Mar Morte.

Dia 11 – (10/9: Domingo) Mar Morto / Tel Aviv
Neste dia o Check out se realizará cedo para aproveitar esse dia e poder realizar a seguinte visita:
City Tour pela cidade de Amman:
realizaremos um City Tour pela capital dos nabateus.
A visita incluirá o fascinante Teatro Romano e Ninfo, refletindo o legado histórico da cidade, e a Cidadela encantadora que está ali desde os tempos antigos do tempo dos amonitas e curta caminhada pela parte antiga de Amã,como a nova.
Visita a Jerash:
É uma cidade greco-romana de Gerasa (Jerash), Jerash é o local das ruínas greco-romana de Gerasa, também conhecidas como Antioquia no rio dourado. Ela permanece na greco-romana Jerash e incluem (La Corinthium / Arco de Adriano / coluna O circo-autódromo / Os dois grandes templos (dedicados a Zeus e Ártemis) / O Fórum oval quase sozinho, que é cercado por uma colunata fina / A rua com colunatas ou cardo / dois teatros (o Grande Teatro do Sul e menor Teatro do Norte) / duas casas de banho, e uma dispersão de pequenos templos e um circuito de quase completa de muralhas da cidade que fazia parte das cidades da Decápole romano.
Após as visitas continuação até a fronteira da ponte de Allenby.

Dia 12 – (11/9: Segunda-feira) Tel Aviv / Brasil
Partida no voo ET 405 as 01:00 horas do aeroporto de Tel Aviv com destino ao Brasil.

INCLUI
– Passagem aérea GUARULHOS – ADDIS ABABA – TEL AVIV – ADDIS ABABA – GUARULHOS voando ETHIOPIAN AIRLINES de acordo com a classe escolhida

Os preços na parte de Israel incluem os seguintes serviços:
– 2 Noite no hotel Isrotel Tower Tel Aviv em Tel Aviv ou similar com café da manhã: https://www.isrotel.com/isrotel-tower
– 1 Noite no hotel Leonardo Plaza em Tiberius ou similar com meia pensão: https://www.leonardo-hotels.com/leonardo-plaza-hotel-tiberias
– 3 Noites no hotel Dan Jerusalem Hotel ou similar com meia pensão: http://www.danhotels.com/JerusalemHotels/DanJerusalemHotel/
– Entradas a todos passeios mencionados no roteiro
– 2 almoços durante o caminho
– 6 dias completos guia em Português
– 6 dias completos de transporte em ônibus de luxo
– Traslado para a Ponte Allenby

Os preços na parte de Jordânia incluem os seguintes serviços:
– 2 noites em Petra no hotel Movenpick Resort 5* ou similar com café da manhã http://www.movenpick.com/en/middle-east/jordan/petra/resort-petra/overview/
– 1 noite em Wadi Rum Night Camp desde ou similar com café da manhã e ceia  http://www.wadirumnight.com/
– 1 noite no Mar Morto no hotel Movenpick Resort 5* ou similar com café da manhã http://www.movenpick.com/en/middle-east/jordan/amman/resort-dead-sea/overview/
– Visto com prévio envio da cópia do passaporte
– Assistência em Inglês por nosso operador dentro da Fronteira e saída
– Traslados & tours em veículo privado com ar condicionado (motorista em Inglês)
– Café da manhã estão no restaurante principal dos hotéis
– 1 Ceia no acampamento de Wadi Rum
– Guia em português para os dias das visitas
– Entradas segundo o Programa
– Curto passeio a cavalo em Petra desde a entrada principal até o Siq (700 mts )
– Passeio por 2 horas em Jeep pelo Deserto de Wadi Rum
– 2 garrafas pequenas de água mineral durante o tour
– Taxas de fronteira
– Assistência de Viagem GTA Euro Max Assist
– Kit de Viagem Esmeralda (Capa de Voucher, Necessaire luxo e Diário de Viagem personalizado)

NÃO INCLUI
– Extras pessoais
– Gorjetas
– Bebidas
– Almoços não mencionados
– Vistos / Visto Jordânia – caso o cliente não envie a fotocópia dos passaportes com antecedência (é cobrado USD 60 por pessoa)
– Entrada ao Show de velas (Jordânia)
– Entradas ou refeições não mencionadas no roteiro.
– Todo e qualquer item não mencionado em “Os preços incluem os seguintes serviços:”

Observações sobre Jordânia:
– Valor não inclui almoços ou jantares, exceto a ceia no acampamento que já está inclusa. Solicitamos para o fornecedor maiores detalhes sobre esta ceia (cardápio, serviço, etc). Tão logo nos responderem, entraremos em contato.
– Caso cliente deseje suplemento para jantares, segue valor por pessoa: USD 114 + IRRF = USD 120

Para maiores informações e reservas, por favor entre em contato com nossas agencias parceiras:

OpenTour: (62) 3545-1300
Tina Turismo: (62)3089-0589

PREÇO DO PACOTE POR PESSOA EM APTO DUPLO
CATEGORIA – CIRCUITO
CIDADE NOITES HOTEL QUARTO REFEIÇÃO VALOR (31 DE AGOSTO 2017)
TEL AVIV 2 ISROTEL TOWER TEL AVIV* STANDARD CAFÉ DA MANHÃ USD 3.120,13 + USD 187,28 Taxas
TIBERIUS 1 LEONARDO PLAZA* STANDARD MEIA PENSÃO
JERUSALÉM 3 DANN JERUSALEM* STANDARD MEIA PENSÃO
PETRA 2 MÖVENPICK RESORT* STANDARD CAFÉ DA MANHÃ
WADI RUM 1 WADI RUM NIGHT CAMP* STANDARD MEIA PENSÃO
MAR MORTO 1 MÖVENPICK RESORT* STANDARD CAFÉ DA MANHÃ

*Hotéis mencionados ou similares

PREÇO DO PACOTE POR PESSOA EM APTO SINGLE
CATEGORIA – CIRCUITO
CIDADE NOITES HOTEL QUARTO REFEIÇÃO VALOR (31 DE AGOSTO 2017)
TEL AVIV 2 ISROTEL TOWER TEL AVIV* STANDARD CAFÉ DA MANHÃ USD 4.305,37 + USD 187,28 Taxas
TIBERIUS 1 LEONARDO PLAZA* STANDARD MEIA PENSÃO
JERUSALÉM 3 DANN JERUSALEM* STANDARD MEIA PENSÃO
PETRA 2 MÖVENPICK RESORT* STANDARD CAFÉ DA MANHÃ
WADI RUM 1 WADI RUM NIGHT CAMP* STANDARD MEIA PENSÃO
MAR MORTO 1 MÖVENPICK RESORT* STANDARD CAFÉ DA MANHÃ

*Hotéis mencionados ou similares

VOOS
CIA AÉREA NÚMERO VOO DATA ORIGEM DESTINO HORA SAÍDA HORA CHEGADA DIA CHEGADA VALOR* POR PESSOA
ETHIOPIAN AIRLINES ET 507 31 DE AGOSTO GUARULHOS (GRU) ADIS ABEBA (ADD) 01:00 21:05 31 DE AGOSTO USD 930,57
+
USD 70,34 TAXAS
ETHIOPIAN AIRLINES ET 404 31 DE AGOSTO ADIS ABEBA (ADD) TEL AVIV (TLV) 23:30 04:20 01 DE SETEMBRO
ETHIOPIAN AIRLINES ET 405 11 DE SETEMBRO TEL AVIV (TLV) ADIS ABEBA (ADD) 01:00 05:40 11 DE SETEMBRO
ETHIOPIAN AIRLINES ET 506 11 DE SETEMBRO ADIS ABEBA (ADD) GUARULHOS (GRU) 09:30 17:40 11 DE SETEMBRO

*Valor do aéreo apenas indicativo, preço pode modificar a qualquer momento

À VISTA
ENTRADA DE 30% + SALDO EM ATÉ 5X SEM JUROS NOS CARTÕES (MASTER/VISA/DINERS)

Todos os preços publicados devem ser previamente consultados, pois estão sujeitos à disponibilidade e alteração sem aviso prévio. Os preços são de referência e POR PESSOA em moeda estrangeira e devem ser convertidos para R$ conforme câmbio do dia e estão sujeitos à variação cambial. Somente a confirmação da reserva garante a tarifa e disponibilidade.

Israel
Nome oficial do país:
Estado de Israel
Capital: Jerusalém
Região: Ásia
Fronteiras: Líbano, Síria, Jordânia e Egito
Fuso horário: GMT +5
Clima & Melhor Época: Embora seja um país pequeno, as condições climáticas variam consideravelmente. Você pode esperar sol durante todo o ano, enfrentando temperaturas de 30 a 35 °C no verão e 15 a 22 ° C no inverno. Primavera (Abril e Maio) e no Outono (Setembro e Outubro) tem temperaturas amenas e agradáveis. As planícies costeiras são quentes e úmidas durante o verão e chuvosas durante o inverno, enquanto nas regiões montanhosas do norte e do leste os verões são menos úmidos e invernos são frios, o suficiente para uma ocasional queda de neve. Um clima de deserto domina no leste e sul, com verões quentes e secos com temperaturas diurnas de até 40 ° C e invernos frios.

Moeda e Câmbio em Israel
A moeda do Estado de Israel é o Novo Shekel de Israel (NIS), ou apenas “shekel”. As cédulas são encontradas em notas de 20, 50, 100 e 200; e as moedas são de 10, 5, 2, 1 shekels. Para saber o câmbio, veja: http://www.bankisrael.gov.il/en/Pages/Default.aspx
Existem caixas automáticos (ATM) na parte de fora da maioria dos bancos, onde os visitantes podem fazer saques com cartões de crédito internacionais. Moedas estrangeiras de todos os tipos podem ser trocadas nos aeroportos, bancos e correios, na maioria dos hotéis ou agências de câmbio autorizadas nas grandes cidades.

Fuso Horário em Israel
O fuso horário é de 5 horas a mais em relação ao horário de Brasília (4 durante o horário brasileiro de verão)

Vacinas Necessárias
Não há nenhuma vacina obrigatória, no entanto recomendamos sempre ter o certificado de vacina contra a Febre Amarela.
A vacina deve ser tomada nos postos de saúde de sua cidade com 10 dias de antecedência à data de embarque e será emitido certificado nacional. Recomendamos que seja feito contato com os postos de atendimento ao viajante da ANVISA localizados nos aeroportos ou através do site http://www.anvisa.gov.br/viajante/ para maiores informações na data próxima a sua viagem para obter informações atualizadas sobre o assunto e sobre a necessidade de emissão do certificado internacional.
– Posto do Viajante Aeroporto Guarulhos: (11) 2445-4435
– Posto do Viajante Aeroporto Congonhas: (11) 5090-9228
– Posto do Viajante Aeroporto Galeão: (21) 3398-2377 / 2108

Visto e Documentos para entrar em Israel
Brasileiros não necessitam de visto para entrar no país, apenas passaporte com validade mínima de 6 meses. Na chegada a Israel, os visitantes passam por uma checagem de segurança onde deve ser apresentado o passaporte e os formulários de entrada preenchidos com seus dados pessoais.  É importante certificar-se de que os dados sejam preenchidos com exatidão, e manter uma cópia do formulário para apresentá-lo na saída de Israel. Na saída de Israel a segurança é mais rigorosa que na chegada, com várias verificações da bagagem e entrevista feita pelos agentes de segurança. Recomendamos chegar ao aeroporto com no mínimo 3 horas de antecedência e munido de muita paciência.
Estrangeiros residentes no Brasil devem apresentar RNE original e Passaporte; também é indispensável verificar se Israel exige visto de seu país natal.

Vestuário em Israel
Em Israel o clima é muito frio no inverno, e mesmo nas noites de verão em alguns passeios é necessário um agasalho leve. Leve calçados confortáveis para caminhar, capa de chuva e roupa de agasalho para as regiões de montanha, e também traje de banho para as visitas aos balneários termais do Mar Morto e Tiberíades, e também para Eilat. É conveniente levar uma mochila para ser usada nas excursões. No verão não se esqueça de levar chapéu, protetor solar e óculos de sol. Lembre-se que nos lugares religiosos não está permitida a entrada com short ou roupas sem manga.

Eletricidade em Israel
A corrente elétrica da região é de 220 volts. A maioria das tomadas possui buracos de três pinos, mas também aceita o plug europeu de 2 pinos. Como não há uma padronização mundial para tomadas, é recomendável levar um adaptador universal padrão.

Telefonia e Internet em Israel
Para chamadas internacionais digite:
00 + código do país + código da cidade + n. telefone
O código do Brasil é 55. O código de Israel é 972.
Para telefonar para Israel: 00 + 972 + número de telefone (deve-se eliminar o 0 do prefixo local).
Existem telefones públicos nas ruas principais de todas as cidades que funcionam através de cartões magnéticos (em hebraico “Telecart”), à venda nos correios, supermercados e quiosques. Os cartões são fáceis de serem usados e servem para ligações locais, entre cidades e internacionais. Também existem telefones que são operados por moedas em restaurantes e lojas, mas as taxas cobradas nestes telefones são mais altas que as dos telefones operados por cartões magnéticos. Cabines para ligações internacionais também estão disponíveis em cidades como Jerusalém e Tel Aviv.
Hotspots são conexões locais de rede de internet sem fio (Wi-Fi) que permitem navegar na internet através de computadores pessoais. A maior parte dos hotspots se localiza em lanchonetes e restaurantes no centro de Israel, e estes geralmente não cobram pelo uso da conexão.

Transporte em Israel
Israel é um país pequeno, por isso é fácil ir de um lugar a outro em um espaço de tempo relativamente curto.  O transporte público é conveniente e você pode chegar a quase qualquer destino por um preço razoável.
Os ônibus são a forma de transporte público mais popular de Israel, tanto para o transporte local quanto para as viagens entre cidades. O preço para todas as linhas de ônibus é razoável, os ônibus são confortáveis (geralmente têm ar-condicionado) e há um serviço regular e frequente. A maior parte das linhas não funciona no Shabát (sábado) e nas festas judaicas.  O serviço termina na sexta-feira à tarde e reinicia no sábado à noite.
A empresa Israel Railways opera um serviço de trens conveniente e barato. Todos os trens possuem um vagão bar e é necessário reservar assento. A rede ferroviária israelita é limitada, existem três linhas:
Todos os táxis têm taxímetro e são obrigados a usá-lo. Podem ser pedidos por telefone ou parados nas ruas, acenando com a mão. As tarifas noturnas custam 25% a mais que as tarifas normais. Essas tarifas também são aplicadas para o Shabát (sábado) e os feriados.

Horários Comerciais em Israel
Comércio: a maioria das lojas está aberta de segunda a quinta das 9h00 às 19h00. Lojas que fecham para um descanso entre as 14h00 e 16h00 possuem seu horário de funcionamento afixado ao lado da porta. Em algumas cidades, fecham às terças à tarde. As lojas fecham ao meio-dia às sextas e reabrem no domingo de manhã. Em vésperas de feriados judaicos, as lojas fecham no meio da tarde e permanecem fechadas durante todo o feriado. Shopping Centers que não atendem à população religiosa estão abertos aos sábados. Comerciantes muçulmanos normalmente fecham às sextas (dia sagrado para a Comunidade Muçulmana), e comerciantes cristãos fecham aos domingos.
Cafés e Restaurantes: aqueles que não servem comida kasher, normalmente estão abertos aos sábados.

Gorjetas em Israel
Em Israel costuma-se dar gorjetas principalmente em restaurantes. Quando o serviço não está incluído na conta, uma gorjeta de 12% deve ser acrescida ao pagamento. Em hotéis, algumas pessoas dão gorjeta ao carregador de bagagem ou a qualquer outro tipo de serviço. Motoristas de táxi em geral, não recebem gorjeta.

Embaixada do Brasil em Tel Aviv
Rua Yehuda HaLevi, 23,  30o andar
Tel Aviv – 65136
http://telaviv.itamaraty.gov.br/pt-br/
Tel.: (+9723)/(03) 797-1500
Atendimento ao público – Setor Consular:
Segunda a quinta-feira: 9h00 às 13h00
Sexta-feira: 9h00 às 12h30

VAT em Israel
O VAT (Valor de Imposto Agregado) de 15.5% é adicionado a todas as vendas e serviços, e incluído no preço. Os turistas são isentos dos pagamentos do VAT para os seguintes serviços: hospedagem em hotéis, albergues, áreas de acampamento e serviços de acompanhamento, excursões organizadas, aluguel de automóveis (com ou sem guia-motorista), voos feitos por companhias aéreas locais, cruzeiros, refeições fornecidas por operadores de turismo durante as excursões, refeições servidas em restaurantes de hotéis que estão incluídas no preço do hotel, hospitalizações, participação em convenções de 50 turistas ou mais, direitos de uso para áreas de exposições e serviços de acompanhamento. Todas as compras e serviços na cidade de Eilat estão isentas do VAT.

Jordânia
Nome oficial, localização e fuso horário
Nome oficial do país: Reino Hachemita da Jordânia
Capital: Amã
Região: Oriente Médio / Ásia
Fronteiras: Israel, Síria, Iraque e Arábia Saudita
Fuso horário: GMT +2

Clima e temperatura
Se for o clima a ditar calendários, não há dúvidas que o mais agradável é aproveitar a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro) para programar uma visita à Jordânia. Abril será, talvez, o melhor mês de todos, já que as flores estão a nascer. As temperaturas médias diárias na capital oscilam entre os 12 °C em janeiro e os 33°C em agosto. Em Aqaba é sempre mais temperado, com as temperaturas a rondar os 20 °C em janeiro.

O inverno pode ser surpreendentemente frio na Jordânia – já nevou em Amã e até em Petra. No pico do verão (julho e agosto) o vale do Jordão chega a ser opressivo pelo calor e umidade. E no deserto – que inclui Wadi Rum fica incrivelmente quente – apesar de menos úmido, e por isso, mais suportável. As autoridades do turismo costumam programar as festas para esta altura – nomeadamente o festival Jerash.

Quem visitar a Jordânia no verão não pode esquecer protetor solar, chapéu e roupas frescas que tapem o corpo. Um dos festivais que vale a pena presenciar é o Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadão (o período de jejum dos islâmicos); porém, é melhor não contar com muitas deslocações, já que os transportes públicos andam lotados e há cidades onde é difícil arranjar alojamento, nomeadamente Aqaba.

Visto
O visto pode ser obtido na chegada no aeroporto.
Visto de entrada individual valido por dois meses: 40 JOD (Aproximadamente 56 Dólares).
Vistos de entrada duplo valido por três meses: 60 JOD (aproximadamente 85 dólares).
Vistos de múltiplas entradas validos por seis meses: 120 JOD (aproximadamente 170 dólares).

Idioma
Árabe.

Vacinação
Nenhuma vacina é obrigatória, mas recomendam-se vacinas preventivas de hepatite, poliomielite, tétano e febre tifoide.

Dinheiro, cartões e onde cambiar
A moeda é o Dinar jordano (JOD).
ATM: Há máquinas automáticas por todo o lado, inclusive nas cidades mais pequenas. Não há taxas locais para levantamento de dinheiro com cartões estrangeiros, e os limites diários existem, mas são folgados – 500 dinares.
Cartões de crédito: A maioria dos cartões de crédito são reconhecidos e aceites nos hotéis, agências de viagem, livrarias… Convém é perguntar se cobram ou não comissão. É que por vezes a taxa acresce 5% à compra. Nesses casos é preferível levantar dinheiro e pagar em cash.